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segunda-feira, 1 de julho de 2013

Gravidez – Alimentação nos primeiros 3 meses



Você fez o teste e acabou de descobrir que está grávida. E isso é motivo de muita comemoração e de cuidados também. Os primeiros três meses de gravidez são muito importantes para a formação do bebê.


Precisamos nos certificar de que estamos realmente nos alimentando direito e sem hábitos que podem prejudicar o futuro herdeiro(a) da família. Bom, na verdade, esses hábitos saudáveis já devem ser seguidos antes da concepção, pois só assim você vai ter criado um ambiente saudável para abrigar seu bebê, com todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. E mantenha-se bem longe do cigarro e drogas durante a gestação.

Saiba que as escolhas que você fizer agora, pode fazer a diferença na vida de seu filho, e não apenas na infância, mas, em alguns casos, para o resto da sua vida. Tomar suplementos de vitaminas é essencial, caso você não esteja fornecendo ao seu bebê, tudo que ele precisa para ter um desenvolvimento saudável.

No seu acompanhamento pré-natal, seu médico com certeza instruirá quais os suplementos adequados para você e seu filho, com base em seus exames de sangue e de urina. A maioria das vitaminas podemos obter a partir de uma dieta adequada. Mas há três vitaminas essenciais que normalmente são prescritas pelos médicos como o ácido fólico, o ferro e o cálcio.


Ácido Fólico essencial na gravidez

Esse nutriente é muito importante para o bebê e há poucas fontes naturais de ácido fólico nos alimentos. Além disso, o ácido fólico nos alimentos não é facilmente absorvido pelo nosso organismo. Ingerir ácido fólico nas quantidades ideais pode reduzir em até 70% as chances do bebê nascer com defeito no tubo neural, uma doença congênita.

O ácido fólico deve ser ingerido pelo menos três meses antes da gestação. Em geral é recomendado no mínimo 600mg por dia. Se você já teve um filho com defeito do tubo neural, seu médico pode querer que você tome uma dose mais elevada desta importante vitamina. Veja quais alimentos são fontes de ácido fólico (clique aqui).
Ferro e vitamina C essencial na gravidez.

Na gravidez, você também precisa de uma maior quantidade de ferro. Geralmente é o dobro do que necessitamos quando não estamos grávidas – cerca de 30mg por dia. Quando se há riscos de anemia, o médico pode prescrever suplementos, mas geralmente podemos adquiri-los através da alimentação. É preciso também uma alimentação rica em vitamina C, essencial para o corpo absorver o ferro.


Cálcio essencial na gravidez

A sua necessidade de cálcio também aumenta durante a gestação. Você precisa de cerca de 1.200mg por dia para que seu bebê receba o que ele precisa e também para diminuir suas chances de desenvolver osteoporose mais tarde na vida.

É preciso adicionar mais alimentos com cálcio na alimentação. Hoje em dia, existem muitos alimentos fortificados com cálcio que poderá ajudar a atingir a quantidade ideal. É preciso também banhos de sol, onde se pode obter a vitamina D, muito importante para a absorção do cálcio.

Se você é uma futura mamãe de primeira viagem, com certeza deve estar ansiosa pela gestação, de ver como seu pequeno se desenvolve. Sempre estamos atentas e preocupadas se o bebê está com o peso certo. E quanta alegria sentimos quando ouvimos seu coração batendo. Realmente é uma alegria única.
Veja o vídeo abaixo e veja como é o desenvolvimento de bebê do início até o fim da gravidez:






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